A COMPETIÇÃO

O Fórmula SAE teve início em 1981 nos Estados Unidos, substituindo uma versão anterior chamada Mini-Indy. Proporcionada pela carência de engenheiros especializados em veículos de alta performance, a competição foi impulsionada pelas três grandes montadoras Americanas, General Motors, Ford e Chrysler, no qual viram uma oportunidade única de garimpar novos engenheiros para sua equipes.

Com o tempo esse apoio se fortaleceu e as empresas ficaram plenamente satisfeitas com os estudantes que eram contratados. Além do mais, diversas empresas se uniram as “Três Grandes”, contrataram diversos alunos e ainda desenvolveram produtos específicos para o Fórmula SAE.

No Brasil, somente em 2004 ocorreu a primeira competição, e atualmente está à caminho de sua 17ª edição. A competição acontece na Austrália, Itália, Inglaterra, Alemanha, Brasil e Estados Unidos, onde são reunidas as melhores equipes de cada país.

OBJETIVOS DA COMPETIÇÃO

A competição tem o intuito de estimular e desenvolver o trabalho em equipe, além de ser uma oportunidade de crescimento. Proporciona aos estudante a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos de forma teórica, desenvolver um projeto completo e construir um carro tipo Fórmula. Além de que os estudantes ganham visibilidade e oportunidade de reconhecimento.

OBJETIVOS DO VEICULO

O veículo do tipo Fórmula deve atender todos os requisitos estabelecidos no Regulamento da Competição Fórmula SAE Brasil 2020, passando por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista. Assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo e uma apresentação de marketing.

O veículo deve apresentar relatórios de segurança e ergonomia, comprovando-os com cálculos e demonstrações cinemáticas, além de que a questão de conforto e segurança do piloto também são avaliados. Inspeções técnicas elétricas, mecânicas e de freios são avaliadas antes da participação dos testes dinâmicos.

Carousel imageCarousel imageCarousel image